Terapia de Reposição Hormonal

reposição hormonal saúde femininaQuando a mulher inicia a sintomatologia da falta de estrogênio, seu principal hormônio, sua qualidade de vida cai muito e assim a procura de tratamento aumenta.

A mulher poderá sentir inúmeros sintomas, os piores sendo calor (fogacho), calafrios, mudança de humor (depressão, tensão, irritação, sufoco, etc.), cansaço, desânimo, dores pelo corpo, palpitações, alteração na libido e orgasmo e com o passar do tempo, vagina seca, sintomas urinários, secura pele, etc..

O uso do hormônio feminino melhora todos esses sintomas e a mudança se fará sentir após 15 dias de tratamento.

A tendência hoje é se fazer dose baixa de hormônios e descontinuar seu uso, ou seja, usa-se poucos meses, ocorre a melhora, dá-se pausa, recomecando os sintomas repete-se o tratamento, sempre sob acompanhamento médico.

Cada mulher deve usar medicamentos de acordo com a sua condição física ou melhor não existe um tratamento idêntico para todas as mulheres no climatério. Os fitoestrogênios (da soja, legumes, verduras, frutas) são de 1000 a 10000 vezes menos potentes que o hormônio feminino. Por isso, muitas vezes, seu uso não proporciona grandes melhoras nessa sintomatologia.

Recentemente um trabalho americano deixou a todos com medo quanto ao uso de hormônios porem deve-se atentar para o tipo de hormônio utilizado, sua dose, seu modo de uso, etc.. Isso deve ser discutido com o ginecologista.

Todos os medicamentos merecem cuidados quanto à seus efeitos colaterais, incluindo os hormônios.

Terapia de Reposição Hormonal
5 (100%) 1 vote

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *